quinta-feira, 1 de março de 2007

Língua

Primeiro, queria falar um pouco sobre o quanto é maluca a experiência ocm o idioma espanhol (em algumas coisas, parecida com a vivida com o português de Portugal). Porque é uma língua em algumas coisas completamente parecida, e nas expressoes cotidianas, totalmente diferente. E o louco é que falá-la é como estar parodiando a si mesmo, imitando-se dentro de uma fantasia que nao é a sua. Por exemplo, uma expressao equivalente ao nosso "sei lá" é o "yo qué sé"... mas falar "yo qué sé", para um falante de português, nao é como falar propriamente uma outra língua, é mais como ter que falar a sua língua própria língua em outros termos. Nao sei se me explico bem, mas você consegue reconhecer no diferente, uma reformulaçao parecida, do familiar. Quero dizer, o sabor de estar por exemplo, em uma casa que parece com a sua, mas ao mesmo tempo tem uma disposiçao de móveis diferente, um cheiro diferente, uma energia diferente... é um sabor singular, porque faz coexistir algo diferente e algo muito familiar. Uma coexistência que seria menos clara pra alguém que está visitando a Mongólia, ou tendo de falar alemao... Esse parecido-diferente às vezes é muito louco. E tb fonte de mil mal-entendidos, porque como no geral dá pra entender as pessoas, e as pessoas conseguem te entender, quando aparece uma palavra que existe nas duas línguas, mas com sentidos bem diferentes em cada uma, entao, pensamos que estamos nos entendo, sem estar realmente. E isso é muuuito comum, rsrsrsrs.
Se bem que fico me perguntando. Será que em certo grau nao é sempre assim, mesmo quando estamos falando a mesma língua? Será que o pressuposto básico de nossa comunicaçao em palavras - o de que estamos nos entendendo, de que as palavras que usamos significam a mesma coisa pra cada um de nós - nao é sempre relativo, fugidio, incompleto?

Essa viagem me enche de perguntas rsrsrsrs. E tenho tido tanta vontade de ver mais a natureza (talvez pra pensar menos)... aqui ela é um presente raro, e um único vaso de plantas já encanta o dia...

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

engraçado... sempre que falo algo que não devia, logo me consolo pensando que nem todo mundo entende as coisas que digo. (e, claro, fico torcendo pra que entendam quando eu quero que entendam)
o mais interessante disso tudo é perceber que tem alguma coisa além das palavras e gestos que te permite um contato verdadeiro com qualquer pessoa.
to com saudades =) (tem várias novidades interessantes na psico que vc precisava ver hehe)
beijo =)

Unknown disse...

Oi Pedro... concordo com o Caio... estou com S.A.U.D.A.D.E.S.

E esse negócio de blog é esquisito... ainda preciso aprender como andar por aqui direito.

bjão, Tânia

Unknown disse...

Oi Pedro!!!
Que bom ouvir noticias suas!!!
Nao preciso nem dizer que fiquei emocionada de ver as fotos e ouvir suas historias né?!
AProveite cada minuto ai!
Bjos
Camila