terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Aulas e Escher


Ontem começaram minhas aulas. Mas acabei só podendo ver uma. Muito interessante, "Psicoanalisis de la Cultura", um tanto ampla demais para o tempo que temos, o que talvez não seja ruim... Enfim, aqui a psicanálise é um campo marginal, com muito pouco do espaço hegemônico que tem em nossa formação no Brasil, mas talvez por isso também eles sejam mais abertos para uma heterogeneidade maior dentro da psicanálise. O diálogo com o budismo, por exemplo, que assuta os psicanalistas brasileuiros mais acadêmicos, aqui é bastante mais natural. É até um dos temas de seminário dos alunos nessa matéria... Vamos a ver...

Conheci também dois espanhóis muito legais, Daniel e Inés...

Aliás, uma experiência muito maluca pra quem fala português e está aqui é conseguir entender perfeitamente o espanhol culto e, portanto, tudo o que falam os professores, mas entender muito pouco da língua coloquias, das gírias e expressões das pessoas em geral. É como conhecer o prefeito de uma cidade mas não poder falar com seus habitantes (que metáfora bizarra, mas é a que me veio à cabeça)... É louco, espeor poder mudar isso logo. Bueno, Dani e Inés já começaram a tentar me ensinar alguns palavrões, mas me esqueci da maior parte rsrsrsr (só me lembro de coño, que afinal usamos muito em casa, no Brasil, também).

Ao final, fui a uma exposição muito especial do M. C. Escher, um máximo! A figura acima é uma das que estavam lá.

Vendo-o, fiquei me perguntando quais dimensões ocultas, misturadas... quais avessos desse lugar se vão abrir ao meu olhar... quais eu poderia alcançar, vislumbrar, visitar...
Já os tenho descoberto, alguns, e Madri vai se tornando muitas, e os sonhos vao surgindo mais claros...

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Pedro,

Estou deixando vários comentários, espero que esteja fazendo certinho e q estejam chegando... adorei o trabalho desse artista q vc visitou a mostra... tb gostei de saber q o diálogo do budismo é mais natural aí, fico feliz em saber q vc tem encontrado espaço para seus pensamentos mais pessoais, mas preciso dizer que gostei muito em saber q conheceu Dani e iiiii esqueci o nome... rs... depois fala pra gente quem são eles e já vai falando aí (traduz pra mim pq eu não sei falar em espanhol, muito menos palavrões q vc está aprendendo) que é bom eles te tratarem bem pq se não... eu conheço uns manos lá no ABC e... rs... brincadeirinha... só de vc ter gostado deles já gostei tb... BJO GRD! Tânia