terça-feira, 19 de junho de 2007

A Fazenda em Vizcaya

Bom, antes de contar um pouco da minha experiência vivendo dez dias (era pra ser um mês, mas não dava tempo pra fazer tudo) numa fazenda, trabalhando em troca da hospedagem e da comida, queria postar um texto que li recentemente (pra uma prova) e que serve muito como introução:

"As chamadas sociedades desenvolvidas sofrem um processo contínuo e acelerado de desintegração social: se desmembra progressivamente a rede de relações vitais, e se substitui, só parcialmente, por outra rede de relações funcionais. (...)
Este processo acarreta a destruição da rede tradicional de relações sociais típica das sociedades menores, que se caracteriza pelo encontro fácil em território próximo. (...)
(...) A configuração do espaço urbano é um fator chave para explicar a solidão moderna. O espaço/solo tratado como mercadoria se introduz em uma lógica, a lógica do benefício monetário, que nada tem a ver com as necessidades de encontro, de interação cara a cara ou de companhia facilmente acessível. O fenômeno metropolitano traz consigo o redimensionamento da cidade. Suas magnitudes deixam de estar em escala humana. Inabarcável para ser compreendida, inabarcável para ser dominada. Para muitas pessoas é também inabarcável para estabelecer relações prazeirosas (...)"

Fragmento de "La soledad" (1996) de Fernando Cembranos e José Angel Medina María.

O texto continua ainda, indicando como os carros, a televisão, as distâncias, a monetarização das relações, os fenômenos de massa, etc... são criadores de solidão, de isolamento, de alienação, de um fechamento em um mundo individual que roça outros mundos individuais o tempo todo, mas sem que o contato verdadeiro seja permitido...

É, entre outras coisas, por isso (ou contra isso) que eu fui atrás da fazenda, e também porque sentia um pouquinho do espírito que está nas seguintes palavras de Thoreau, um amricano do século XIX que decidiu renunciar à propriedade privada e à vida capitalista e viver de maneira autosuficiente nos bosques ao redor de uma lagoa:

"Fui aos bosques porque queria viver deliberadamente, enfrentar sozinho os fatos essenciais da vida e ver se podia aprender o que a vida tinha que ensinar; e para não descobrir, quanto tivesse que morrer, que não tinha vivido. (...)"
Trecho de "Walden" (1854) de Henry David Thoreau.

Obviamente que minha experiência não teve nem um pingo da radicalidade da vivida por Thoreau, ou pelas tantas pessoas que decidem sair das grandes cidades e viver numa pequena propriedade agrícola, e reinventar, num plano micropolítico, nossa economia e nossa forma de nos relacionar com o mundo... enfim, não cheguei tão longe (quem sabe um dia). Mas a força que tiveram esses dias na fazenda, o divisor de águas que representou essa experiência, a enormidade do aprendizado em tantos níveis... me faz senti-la em termos tão fortes como os de Thoreau... ver e viver concretamente o fato de que somos parte da terra em que estamos, de que esse jantar bonitinho que acabamos de comer ou comprar no mercado cresceu como algo vivo, em um planeta igualmente vivo, do qual somos uma mínima parte e controlamos nada... cresceu num processo que continua sendo mágico e milagroso, e inconcebível e ao qual deveríamos baixar nossa arrogância e tratar com respeitoso silêncio e reverência... ou poesia... com faziam (e fazem) os povos que seguem vivendo na terra... às vezes tão perto...

Nenhum comentário: