terça-feira, 19 de junho de 2007

Viagem a Portugal: Escola da Ponte

Fui a Porto visitar um amigo também recém feito, Luis (muchas gracias!). E também, mais um sonho, conhecer de perto a Escola da Ponte (que fica num povoado vizinho de Porto), que o Rubem Alves soube descrever tão bem...

Não vou descrever aqui a escola. Quem quiser saber mais do funcionamento e em que ela difere das escolas tradicionais porde ver:

Site oficial da Escola: www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/

Explicação sobre a escola na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte

Site do Rubem Alves: http://www.rubemalves.com.br/

Só o que posso comentar é que tristemente nenhum dos Portugueses com quem falei (na verdade, só um), conhecia a escola. E, por incrível que possa parecer para os mais aferrados à idéia de que o jeito como as coisas funcionam é o melhor jeito porque foi testado pelo tempo e sobreviveu como sobrevivem os organismos à seleção natural, a escola funciona, e muito melhor que uma escola tradicional... e tudo o que dizem nos livros, sites, etc. é de fato assim. Quem te guia na visita é realmente um aluno, e o exercício de democracia é realmente constante e muito impressionante (tive a chance de ver a comissão de alunos passando de sala em sala... na verdade as quatro salas enormes onde ficam alunos de várias idades... pra averiguar se todos estava a par com relação aos temas que seriam discutidos na assembléia do dia seguinte, e era muito bonito de ver a paciência com que todos eram ouvidos, e com que se resistia à pressa de atropelar o outro pra que as coisas funcinem mais rápido...)

Enfim...

Nenhum comentário: